Informativo

Dia Mundial da Água


No Dia Mundial da água, saiba como economizar água no seu condomínio. Algumas dicas:
 
1) Inspeção contra vazamentos:
Vazamentos são a maior causa de desperdício de água em condomínios e vistorias informais – porém diárias – feitas pelo zelador tanto nas unidades quanto nas áreas comuns (canos, válvulas, torneiras e caixas d'água), podem fazer uma grande diferença.
 
2) Orientação e conscientização dos funcionários:
É importante entender como os funcionários da limpeza trabalham para identificar atividades que podem gerar desperdício, e a partir daí, estabelecer as mudanças de rotina.
 
3) Campanhas de conscientização com os moradores:
É muito importante incentivar os moradores a economizar água não somente em períodos de racionamento. A comunicação de consumo racional deve ser frequente, podendo ser lembrada nas assembleias e por meio de cartazes e circulares.
 
4) Incentivos municipais de economia:
Verifique se a companhia de água e esgoto que atende seu município oferece programas de descontos por economia, como acontece em outras cidades.
 
5) Captação da água da chuva:
Nesse sistema, a água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do condomínio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou subsolo. 
Também é possível utilizar um reservatório para escoar a água da chuva já existente, bombeando a água acumulada para fora do subsolo, e assim reaproveitá-la para limpeza de áreas comuns ou para rega do jardim, por exemplo.
 
6) Reaproveitamento da água:
Corresponde a uma pequena estação de tratamento das águas de uso "nobre" (banho e pias) para reutilização em fins "menos nobres", como descargas, lavagens de pisos e outros. No Brasil, o sistema vem sendo bastante utilizado por indústrias, mas ainda é incipiente em condomínios.
 
Fonte: Sindiconet.

 

Dia Mundial da Água



Voltar